Como vender mais nos finais de semana

shopping-site
0 Replies

Fins de semana são quando as pessoas normalmente têm mais tempo livre e estão com um humor melhor, e por isso, representam uma oportunidade para os varejistas. Planejando com antecedência, escolhendo os melhores caminhos e segmentando o público adequadamente, as lojas ficam preparadas para impulsionar vendas recordes durante todo o ano.

Pesquisas continuam confirmando que a maioria das pessoas fazem a maior parte de suas compras na sexta, sábado e domingo. A questão é: você está aproveitando ao máximo essas oportunidades de vendas? Se a sua resposta é: “Sim, nós aproveitamos muito bem as oportunidades dos finais de semana”, então você está acima da média.
Um desconto sozinho não vai impulsionar as vendas. Você precisa do timing certo, o público-alvo adequado e muito mais. Use as dicas a seguir para tornar suas ofertas de fim de semana mais eficazes, promovendo vendas e fidelização de clientes.

Escolha o tipo certo de oferta

Existem muitos tipos de ofertas que você pode criar: Toda a loja com desconto, X por cento OFF, R$ X OFF, compra um, ganha outro e muito mais. No entanto, nem todas as promoções são criadas da mesma forma. Antes de escolher, você deve determinar o custo total, o que seus clientes querem e o que faz mais sentido para seus objetivos de negócios. Veja como:

Shopping-4-Xmas

Pergunte aos seus clientes

Use uma pesquisa em seu site, mídia social ou disparos de e-mail para descobrir quais tipos de descontos mais atraem seus clientes. Isso é fácil de fazer com uma variedade de plataformas e lhe dará informações valiosas.
Considere seus objetivos de negócios: Você está tentando conquistar novos clientes? Então talvez algo como, “R$ 25 para a primeira compra” seja o ideal. Para objetivos de aumento de frequência de consumo, por exemplo, há uma série de estratégias que poderiam ser aplicadas.

Conheça os custos

Cupons e promoções podem ser mal interpretados porque representam um corte direto na margem de lucro. No entanto, uma equação simples permitirá que você escolha o negócio que faz mais sentido para você financeiramente. Use (preço de varejo – custo) / (preço de varejo) para determinar a margem de lucro, que então ditará o número de vendas que você precisa fazer para ficar com uma margem rentável.

Lembre-se: Timing é (quase) tudo

shopper-marketing1

Para aproveitar ao máximo seus descontos e promoções, construa-os em seu calendário de conteúdo para que você possa aproveitá-lo no tempo certo. Planeje esse calendário anualmente e enriqueça-o ao longo do ano, dependendo das prioridades do negócio, mudanças na indústria, etc.
A cada mês, examine seu calendário e comece a planejar e criar conteúdo para os próximos descontos e promoções que você definiu, incluindo posts, gráficos e atualizações de mídia social. Isso permite que você comece campanhas e e angariar negócios em mídias sociais com antecedência, o que é especialmente importante para eventos de vendas anuais ou férias.
Cada tipo de conteúdo terá um desempenho específico para cada mídia. Em termos de social, os principais canais de varejo são Facebook e Instagram. Cada um tem seus próprios melhores momentos para obter engajamento, por isso, ao escolher as redes sociais para a promoção, mantenha esses detalhes em mente. Não se esqueça de tempo sua distribuição de e-mails promocionais adequadamente também. O serviço de e-mail que você usa provavelmente fornece análises da sua base, o que o ajudará a tomar as melhores decisões de agendamento.

Aproveite as oportunidades

Os fins de semana são quando as pessoas normalmente têm mais tempo livre e estão com um humor mais alegre. Use isso em sua vantagem, planejando com antecedência, escolhendo as melhores mídias e segmentando seu público de forma adequada. Quando você fizer isso, aumentará suas chances de conquistar recordes de vendas durante todo o ano.

Texto adaptado de Jessica Thiefels para a Retail Next.

 

Share Your Thoughts

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Populares
Últimas Notícias
Histórico