Como obter mais resultados usando Push Marketing

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Esse é mais um texto originado de insights bem interessantes que trouxe do IRCE (Internet Retailer Conference + Exhibition) de Chicago. Dois dos últimos textos também foram inspirados no evento, aproveite para ler:

 

O que é Push Marketing?

É uma evolução do marketing direto. É um conceito criado para uma disciplina que ganhou tanta força e visibilidade nos últimos anos por conta dos resultados que entrega, que merece essa conceituação. Na prática, Push Marketing diz respeito à interação através de comunicações diretas via aplicativos instalados nos smartphones de clientes ou potenciais clientes, com o objetivo de estimular uma ação, promover um produto/serviço etc.

Notificações através de mensagens push estão virando uma maneira interessante de engajar, por exemplo, clientes de lojas físicas. As aplicações não estão restritas a negócios digitais que possuem aplicativos mobile. O varejo físico também pode ser beneficiar muito disso.

As notificações push são a nova fronteira do marketing direto. Há dois benefícios que diferenciam totalmente a execução do Push Marketing frente a ações de marketing direto tradicional:

  • Push Marketing permite ao varejista se comunicar diretamente com o consumidor no momento exato da tomada de decisão no ponto de venda, influenciando diretamente a compra.
  • É uma ferramenta de mão-dupla, pois permite um diálogo/troca com o cliente no PDV.

 

Os sistemas de notificações push funcionam?

Sim, funcionam. Mas é necessário receber a aceitação prévia (opt-in) disso por parte do cliente. Um estudo da Forrester demonstra que, entre os clientes que baixaram um aplicativo de varejistas, o percentual de pessoas que clicam nas notificações está entre 36% e 55%.

Esses percentuais só podem ser conquistados se realmente o estrategista der a devida importância ao opt-in dos clientes. Da mesma forma que em ações de e-mail marketing, o ideal é encontrar uma boa relação entre uma mensagem consistente e um nível de intrusão pequeno.

iFood — um bom exemplo de segmentação que aposta no contexto de forma eficiente.

Uma execução eficiente, ao meu ver, esta em aprender o comportamento dos clientes através de todos os pontos de contato (analisar o funil multicanal) e somente depois interagir com ele, aprofundando as mensagens conforme as variações do comportamento.

Novamente, o opt-in é fundamental. É grande o risco que o cliente não interaja com as ações de marketing ou, simplesmente, desinstale o aplicativo. Assim o prejuízo é enorme.

 

A importância de comunicar os benefícios

O primeiro passo para iniciar uma interação com o cliente é comunicar bem os benefícios (proposta de valor) proporcionados pelas mensagens que serão enviadas, como descontos, informações adicionais, link direto com os varejistas para elogios e reclamações etc.

 

Uma maneira efetiva de comunicação pode incluir:

 

1) Explicação detalhada no descritivo do aplicativo;

 

2) Explicação na abertura do aplicativo;

 

Minha sugestão é fazer um opt-in correspondente aos interesses, por exemplo, oferecendo mensagens personalizadas para aqueles clientes que estão usando as abas de cupons, folheto etc. Da mesma forma, vale filtrar o opt-in para serviços valiosos, como informações sobre a entrega de um pedido.

Outra preocupação do marketing é enviar mensagens especificas para cada cliente (one-to-one), seja segmentando perfil ou, melhor ainda, automaticamente através do comportamento do cliente. As mensagens com maior engajamento não são informativas ou genéricas. Os melhores resultados são obtidos com mensagens personalizadas (relação entre pessoa, lugar e histórico cliente). Um exemplo interessante é o da solução Microloc, que permite se comunicar com o cliente que passa próximo (fisicamente) de um produto que ele havia inserido na wishlist (lista de favoritos) móvel.

 

Possibilitando o Omni-channel

Um outro grande beneficio do Push Marketing é a possibilidade de criar uma experiência omni-channel. Através de links ou landings page é possível interagir com o e-commerce. Um produto ou acessório esgotado na loja física mas ofertado na loja online com um bom desconto pode ser oferecido àquele cliente que esteja presente fisicamente, de forma a garantir a venda.

 

São muitas as possibilidades do Push Marketing. Se você quer se aproveitar das oportunidades da comunicação direta e personalizada para alavancar seus resultados, faça o teste.

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