Como integrar omni-channel e venda online

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O varejo físico pode se beneficiar de um “braço” online – caso seja o seu site, um aplicativo móvel, um site de terceiros, ou sua própria loja de e-commerce. O varejo físico pode ser o seu “hub”, mas como você pode se comunicar um pouco melhor? Aqui está como abraçar omni-channel e venda online – esteja onde seus clientes estão.

Analise o campo e use insights provindos de dados

Não tem certeza de onde você deve investir futuramente? Dê uma olhada a sua volta e analise os seus próprios insights de varejo.

  • Qual é o estado de espirito dos clientes que estão online e dos que estão na loja física? Eles estão com pressa ou estão relaxados? Dependendo do seu momento, o estado de espirito pode influenciar nas compras dos clientes, e deve ser levado em conta dentro da loja o planejamento e o design.
  • Voltar para a personalidade do comprador – analisar como as pessoas estão usando seus canais de compras e por quê.
  • Refinar as experiências de compras com base na personalidade e feedback dos clientes – abraçar a tecnologia, se necessário, mas não perseguir modismos que não repercutem com o seu público.

Verifique se as ofertas e ofertas correspondem

Não há nada pior, do que clientes encontrarem uma ação online onde eles dizem que os clientes podem ir na loja reivindicar um presente, somente para que os clientes entrem na loja e a equipe de vendedores não saberem nada sobre isso e o que fazer.

  • Um sistema de dados em conjunto é necessário para mitigar qualquer falta de comunicação. Todo mundo deve estar ciente das ofertas de sua loja e onde eles estão sendo anunciados. Um cliente on-line pode ligar para a loja para verificar como usar um voucher ou esclarecer a elegibilidade.
  • As ofertas tem horários específicos para acontecer. Será necessário gerenciar datas limites de cortes em diferentes canais para garantir que todos estejam unidos – encerre a página da web assim que uma oferta terminar e redirecione os clientes para a home-page ou crie uma página personalizada com a seguinte frase “esta oferta terminou “.

Adicionar valor a um canal específico

É importante agregar valor a um comprador em um canal específico, bem como fornecer uma grande experiência com a marca.

  • Ponderar as coisas do ponto de vista do cliente – por que comprar online adiciona valor? É a conveniência, ou talvez a capacidade de obter um bom negócio? O que os clientes estão procurando na loja? Use esses insights para aprimorar a experiência do cliente. Aqui estão algumas maneiras que você pode criar uma grande experiência de cliente omni-channel.
  • Não há nada de errado em oferecer descontos exclusivos para a loja online ou ofertas que só funcionam na loja física – você só tem que comunicar essas ofertas corretamente, de forma que o cliente compreenda.
  • Concentre-se em construir bons e longos relacionamentos com os consumidores e incentivá-los a fazer compras de uma forma que melhor se adapte a eles.

Coletar dados de clientes e servir efetivamente

Remover as barreiras entre os canais para oferecer um serviço mais transparente e consistente ancorada nos dados do cliente.

  • Utilize dados como, segmento de vendas e dados de clientes por canal, para que você possa ajudar ao seus clientes ao longo da sua experiência de compra. Se um cliente lhe deu informações importantes sobre seus hábitos de compra – use-o sabiamente. Perceba que os clientes irão repentinamente parar de estar online para serem clientes off-line.
  • Marque dados como “apenas online”, com os dados que você recebe dos clientes na loja – incentive os clientes da loja a se inscreverem para o recebimento de um e-newsletter, oferecendo-lhes um incentivo como um pequeno brinde. Traga a experiência de compras on-line para o ambiente de varejo.
  • O atendimento online, deve ter o mesmo respeito que o atendimento em uma loja física. Não o deixe na mão de um “bot” se você não sabe o que está acontecendo.

Reuna-os em redes sociais

Mídias sociais são como os clientes encontram a sua marca, não importa como e nem onde eles estão comprando.

  • Na loja, misture conteúdos para um audiência somente digital, como para clientes que vão nas lojas físicas. Diversão e histórias pessoais trabalham em mídias sociais – compartilhar o fato de que um de seus trabalhadores se tornou uma mãe ou que Bob do financeiro fez uma caridade.
  • Não importa onde as pessoas compraram um produto, eles se preocupam com sua marca e o que você está fornecendo. Seja fiel e confiante à sua marca.
  • Revisões online são sempre muito importantes para um melhor desenvolvimento social. Incentive avaliações em seu site, em mecanismos de busca, em mídias sociais e em sites relevantes de terceiros.
  • Sempre ouvir os clientes e respondê-los nas mídias sociais. Um cliente infeliz pode rapidamente sair de controle, então reaja rapidamente e tome todas as queixas offline ou em um bate-papo privado.

Explore suas opções e experimente antes de comprar

Não está abrangendo o mundo digital ainda? Há inúmeras maneiras que você pode começar.

  • Sites de terceiros, como marketplaces, podem ser muito atraentes para os varejistas que desejam ganhar receita extra, mas seja cauteloso ao diluir sua oferta. Não coloque todo o seu estoque lá – comece com alguns produtos de alta marcação, e você é provavelmente obterá um grande retorno.
  • Atualmente, o desenvolvimento de aplicativos é muito mais acessível e um aplicativo personalizado pode ajudá-lo a obter uma fatia do mercado de venda móvel. Se você desenvolver um aplicativo – certifique-se de que agrega valor aos seus clientes.
  • Você pode fazer um teste, construindo uma loja online gratuitamente, durante um período, para ter certeza se o comércio eletrônico é algo que possa lhe trazer benefícios.
  • Você pode começar um programa de afiliados on-line e deixar outros varejistas vender seus produtos para uma pequena comissão.

Espero que você tenha algumas idéias sobre como gerenciar a venda do omnichannel e como o mundo digital pode agregar valor ao seu negócio de varejo.

E você, esta instigado em mergulhar no mundo digital? Diga-nos o que você acha que é a melhor coisa sobre varejo omnichannel abaixo.

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