Beacon: como a tecnologia pode melhorar a experiência de seus clientes

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Você entra numa loja e, ao passar pela seção de smartphones, recebe uma mensagem, questionando se quer trocar seu aparelho por um mais recente com preço promocional. Ou, enquanto caminha pelo corredor de bebidas, recebe ofertas de vinhos e informações complementares para decidir qual é o melhor vinho para você. Já imaginou? Essas são apenas algumas das diversas aplicações dos beacons, sensores que emitem sinais  através da tecnologia Bluetooth Low Energy, trabalhando em conjunto com o smartphone do cliente, que capta esses sinais. A localização exata de cada beacon pode ser interpretada como gatilho para o envio da comunicação desejada.

Dentre suas utilidades, o Beacon está no mercado para estreitar a comunicação entre varejistas e consumidores, criando um histórico de hábitos de procura de produtos e melhorando a experiência de compra dos clientes, que terão posse de muito mais informações sobre os itens, receberão ofertas, promoções e ações de estímulo de compra de produtos alternativos ou complementares.

Nos Estados Unidos, varejistas como Macy’s estão investindo forte nos beacons como parte da intenção de levar a experiência de compra ao próximo estágio e se tornar cada vez mais Omni-channel. Depois de fazer testes em São Francisco e Nova York, a Macy’s está expandindo a atuação com beacons instalando mais de 4.000 em suas demais lojas.

Microloc, a plataforma de beacons brasileira

Aqui no Brasil, nós da Tectra, desenvolvemos a plataforma Microloc, que utiliza Beacons com precisão a distâncias de um a cinquenta metros, possibilitando de forma facilitada o envio de mensagens interativas, promoções, sugestões de produtos, informações da loja, etc. As aplicações podem ir além muito além da intenção de elevar o valor gasto pelo cliente na loja, como também conquistar feedback através de pesquisa rápida a fim de otimizar as ações e o relacionamento com o consumidor.

O Microloc permite também a integração de mapa interativo de localização in-store no aplicativo da empresa, gerando uma visualização fácil da estrutura da loja ou shopping e possibilitando traçar rotas entre um ponto e outro. A plataforma atua ainda com inteligência de dados, gerando relatórios em tempo real sobre quantidade de clientes, quantidade de visualizações das comunicações, rotas traçadas na loja, produtos que mais geraram interesse etc.

Seu negócio pode aprender e crescer com os Beacons. Entendendo as preferências do consumidor e sabendo dos seus hábitos, fica mais fácil atendê-lo melhor, fidelizá-los e alavancar os lucros.

Quer entender melhor como funcionam as soluções Tectra? Confira o vídeo:

 

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